Educomunicação e o Exercício da Cidadania
Descrição
O subprojeto Educomunicação e o exercício da cidadania comunicativa integra o projeto institucional Tecnologias para inclusão social . A estratégia de ação consiste na realização de três oficinas extracurriculares nas áreas da produção sonora, produção audiovisual e produção de website. Os participantes são convidados a refletir criticamente sobre a mídia e o cotidiano, a produzir conteúdo, favorecendo a troca de saberes e o protagonismo juvenil. Os integrantes são alunos (60) do ensino fundamental de Escolas Públicas da Periferia de Santa Maria que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB. A apropriação de conceitos e de técnicas da produção audiovisual e digital é a matriz que direciona a seleção de conteúdos a serem ministrados, tais como: direitos humanos e de cidadania e sustentabilidade socioambiental. Metodologicamente, optou-se pelo estabelecimento de espaços de aprendizagem orientados pelo método de ensino por projeto com acompanhamento avaliativo processual, contínuo e diagnóstico - usando como principais instrumentos de o portfólio e a auto-avaliação. As competências adquiridas nesta vivência laboratorial permitem uma articulação entre alunos e professores das escolas de origem na criação de produtos audiovisuais e/ou para web como ferramentas de ensino na escola básica. Dessa forma, a Universidade pode contribuir para que a escola melhor desempenhe o seu papel de oferecer condição à participação, como incubadora da cidadania, como processo formativo (Demo, 2009, p.52). .
Situação: Em andamento;
Natureza: Desenvolvimento;
Alunos envolvidos: Graduação (12) / Mestrado acadêmico (2);
Integrantes: Veneza Ronsini (Integrante), Luciano Mattana (Integrante), Ada Cristina Machado Silveira (Integrante), Rosane Rosa (Coordenador);
Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.